Política de Denúncias para a Ambu


Linha de apoio do denunciante
Pode apresentar uma preocupação aqui:
https://ambu.whistleblowernetwork.net


A Ambu exige que os seus colaboradores e representantes cumpram um elevado padrão de ética empresarial e pessoal na condução das suas funções e responsabilidades. Enquanto colaboradores e representantes da Ambu, temos de praticar a honestidade e integridade no cumprimento das nossas responsabilidades e cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis.

Esta política de denúncias tem como objetivo incentivar e permitir que todos os clientes, parceiros de negócio e os nossos próprios colaboradores exponham preocupações graves, para que a Ambu possa tratar e corrigir condutas e ações inadequadas. Consequentemente, pedimos a sua ajuda na identificação de áreas de melhoria, relatando preocupações com violações do código de conduta da Ambu, da política de combate ao suborno ou suspeitas de violação da lei ou dos regulamentos que regem as operações da Ambu.

Âmbito

Esta política é global e aplica-se a todo o grupo Ambu, definido como "A/S e empresas associadas, afiliadas da Ambu A/S ou qualquer entidade que seja direta ou indiretamente controlada pela Ambu A/S ou esteja sob controlo ou propriedade comum, independentemente da localização geográfica. A iniciativa é administrada por e em nome da Ambu A/S como responsável pelo tratamento de dados.

O que reportar

Aconselhamos vivamente a que tome medidas prontamente quando confrontado com o incumprimento de qualquer política ou procedimento da Ambu, tal como o Código de Conduta ou a Política Antissuborno da Ambu ou qualquer outra lei ou regulamento aplicável. Exemplos disso podem incluir:

  • Fraude financeira, ofensa criminal e outros tipos de práticas financeiras inapropriadas ou práticas que levantem dúvidas sobre contas, relatórios financeiros, controlos internos ou práticas de auditoria da Ambu
  • Conduta indevida de práticas de negócio e do nosso Código de Conduta, que possa constituir um conflito de interesses. Corrupção, incluindo o pagamento de subornos ou pagamentos de facilitação, donativos, ofertas ou atividades de lazer não éticas a parceiros comerciais dados por colaboradores da Ambu
  • Gestão indevida grave, incluindo violações graves da segurança no trabalho, preocupações com a poluição ambiental, problemas graves dirigidos a um funcionário, por exemplo, discriminação, violência ou agressão sexual ou violação grave de políticas locais

É do melhor interesse da Ambu que as violações das Políticas e das Regras sejam comunicadas. Por este motivo, a Ambu não irá tolerar a retaliação contra qualquer pessoa que informe o incumprimento das Políticas e Regras, independentemente de a sua reclamação poder ou não ser fundamentada.

Cooperação e investigações

A Linha de Apoio do Denunciante é gerida por um Comité de Auditoria, que é composto por três membros. O Vice-presidente Jurídico, o Vice-presidente de Recursos Humanos e o Responsável pela Conformidade Corporativa.

Se quiser apresentar uma preocupação através da Linha de Apoio do Denunciante, utilize este link: https://ambu.whistleblowernetwork.net

Pode escrever a sua denúncia no seu idioma local se não se sentir confortável a escrever em inglês.

Para permitir que a Comissão de Auditoria investigue o assunto, deverá explicar e descrever a sua preocupação de uma forma razoavelmente detalhada. Quanto mais informação a Comissão de Auditoria receber, mais fácil será iniciar uma investigação ao assunto.

Não deve tentar conduzir uma investigação individual para determinar se ocorreu uma violação, mas deverá antes comunicar suspeitas de violação à Comissão de Auditoria, conforme descrito acima.

Tenha em atenção que o seu relatório garante anonimato. No entanto, se optar por escrever o seu nome ou informações de contacto no relatório, isto é sempre apreciado, pois facilita uma investigação. Trataremos a sua comunicação confidencialmente e protegeremos a sua identidade internamente, se for do nosso conhecimento. Apenas se for necessária uma investigação policial ou outras investigações externas, poderemos ter de revelar o seu nome para que avaliem todas as informações no caso específico.

A Comissão de Auditoria irá, depois de receber o seu relatório, investigar o assunto e comunicá-lo ao CFO. O Presidente do Conselho de Administração receberá relatórios a cada 6 meses, mas também será informado de forma ad-hoc. Se for necessário, um investigador externo independente também pode investigar uma preocupação.

A documentação relativa à sua comunicação será mantida confidencial e segura.

É importante evitar que pessoas inocentes sejam suspeitas de irregularidades que possam constituir uma violação da lei ou uma eventual conduta incorreta. Para este efeito, deverá ponderar cuidadosamente se as práticas que pretende comunicar são críticas, antes de iniciar um relatório.

Existem restrições relacionadas com o país?

A lei de alguns países impõe restrições específicas a relatórios, tais como o que pode ser reportado, ou se um relatório pode ou não ser submetido de forma anónima. Estas restrições estão incorporadas na nossa Linha de Apoio do Denunciante:

  • Na Suécia, as preocupações não podem ser dirigidas a colaboradores, apenas funcionários de nível de gestão
  • Na Finlândia, apenas pode reportar assuntos financeiros (como contabilidade, controlos de contabilidade interna, assuntos de auditoria, suborno, crime bancário e financeiro)

Questões e informações relativas aos dados pessoais

Ambu A/S (HQ), Baltorpbakken 13, DK_2750 Ballerup, Dinamarca, é o controlador de dados da Linha de Apoio do Denunciante. A Ambu irá processar os seus dados pessoais de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD – UE) e as disposições complementares das Leis de Proteção de Dados Dinamarquesas.

Também nos pode contactar relativamente a quaisquer problemas de dados pessoais, enviando um e-mail para: dataprotection@ambu.com e tem sempre o direito a apresentar uma reclamação à Agência de Proteção de Dados da Dinamarca (“Datatilsynet” em dinamarquês), Borgergade 28, 5., 1300 Copenhaga, dt@datatilsynet.dk ou à sua Autoridade de Supervisão local.

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